Educação a Distância no Ensino Superior
Júlia Bosso da Silva - Letras 1º Semestre 2013
Introdução:
Estamos em uma fase
em que a Educação a Distância(EAD) no ensino superior no Brasil está crescendo
expressivamente. A cada dia, mais brasileiros se matriculam e de acordo com
dados do Censo da Educação Superior de 2010, a EAD, praticamente inexistia dez
anos atrás, já responde pelo percentual de 14,6% do total das matrículas na
graduação. Em 2001, apenas 5 359 estudantes estavam matriculados em cursos a
distância, dez anos depois, esse número aumentou, chegando a mais de 900 000
estudantes.
A EAD sempre esteve
vinculada no Brasil ao ensino técnico, desde a década de 40. Depois ao ensino
de adultos – os adultos supletivos – com os Telecursos.
Nos primeiros anos, o foco
era a capacitação dos professores em serviço, depois as licenciaturas, agora os
cursos que mais crescem são de especialização. A maior parte usa o material
impresso como mídia predominante (84%) e a internet, ocupa o segundo lugar, com
63% de instituições que a utilizam.
Motivos desse aumento: flexibilidade em
relação a horários, tempo, ritmo, local e estilo de aprendizagem; processo de
comunicação mediado pelas TICS (Tecnologias da informação e comunicação); além
das habilidades escritas, o aluno desenvolve habilidades no uso de tecnologias
digitais; o aluno tem mais tempo para refletir sobre as questões discutidas nas
aulas antes de elaborar as respostas para o professor; entre outras.
Formação
de professores
Os professores, de um modo geral, têm
vivido uma série de indagações de como proporcionar uma aprendizagem mais
significativa, autônoma e interativa.
Alguns professores percebem que não
basta serem especialistas em sua área, precisam aprender a escrever de forma
coloquial para comunicar de forma mais prática e detalhada com os alunos.
É um desafio para as IES (Instituto de
Ensino superior) a implantação e manutenção da EAD, pois os professores
precisam estar habituados a esta forma de trabalho, onde terão tarefas e
responsabilidades, inclusive com profissionais de outras áreas, bem como
conhecer as ferramentas tecnológicas e o ambiente virtual de aprendizagem
utilizado na Instituição.
Os
cursos em EAD são diversificados
·
Cursos
prontos para alunos individualmente
Existem
cursos, com instruções precisas para o aluno, baseados em materiais on-line, em
cases, animações, pequenos vídeos em que são resolvidos em um determinado
período e entregues a um centro que as corrige, e normalmente, em seguida, permite
o avanço a uma nova etapa. A vantagem é poder começar e terminar no próprio
tempo.
Alguns
desses cursos acrescentam apresentações de trechos de vídeos, gravações em
áudio e apresentações em PowerPoint.
Esses
cursos precisam de um aluno maduro e auto-motivado, que tenha a
responsabilidade de estudar sozinho.
São
cursos focados no conteúdo, em algumas instituições, há apoio para tirar
dúvidas.
·
Cursos
para pequenos grupos
Os materiais e as atividades são
preparados e acontecem simultaneamente em pequenos grupos. Em geral começam e
terminam em tempos semelhantes. Há interação entre orientadores e colegas.
São cursos mais centrados na colaboração
dos alunos do que no professor.
·
Cursos
para grandes grupos
O modelo mais aperfeiçoado foi o
tele-curso, com programas produzidos por equipes profissionais, com apoio de
material impresso e recepção organizada em salas com um tutor.
No Brasil, onde a televisão domina,
nunca conseguiu implantar a educação a distância via TV. Houve frequentes
tensões de produção entre o Rio (TVE) e São Paulo (TV cultura). Não houve uma
política permanente e consistente de apoio à TV educativa, e isso serviu mais
para atender a interesses pessoais. O Brasil praticamente descartou a etapa da
TV, esquecendo que também poderia ser um curso interessante também com mídias,e
o tipo de EAD que que predomina no país é via internet
Países que capacitam milhões de alunos
através da TV são: China e Índia.
Atualmente, a teleconferência está em
alta. Na teleconferência, um professor transmite sua aula para diversas outras
salas pelo país, onde há alunos acompanhados por tutores que podem fazer
perguntas pelo controle remoto, internet, telefone ou fax. Essa é a melhor
opção para quem quer fazer EAD e possuí dificuldades de estudar sozinho.
O material
impresso
De acordo com os
Referenciais de Qualidade para a Educação Superior, da Secretaria de Educação a
Distância do MEC (BRASIL, 2007), “o material didático deve desenvolver
competências e habilidades específicas, com a utilização de mídias compatíveis e o
contexto sócio-econômico do público alvo.”
De acordo com Abreu (2010), “o material
impresso continua sendo bastante utilizado por se tratar de uma tecnologia com
a qual os alunos estão familiarizados formato e manuseio, por isso utilizam com
mais independência. E ao produzir este tipo de material didático é preciso
pensar em concepções pedagógicas que possam viabilizar uma construção crítica
por parte do aluno, integrando teoria e prática.”
Além do material impresso, há também
vídeo-aula que podem ser assistidas em computadores, tablets e celulares na
própria casa.
Ou seja, o material impresso é o
elemento mediador entre o professor e o aluno, portanto ele deve ser completo e
detalhado.
Mudanças
que a EAD está provocando na educação presencial
A EAD está contribuindo para superar a
imagem de individualismo, de que o aluno tem que ser um ser solitário. A
internet traz a flexibilidade de acesso junto com a possibilidade de interação
e participação, há possibilidades de conexão junto a alguém, orientação, tirar
dúvidas e trocas de resultados.
Um bom ensino a distância possuí um
equilíbrio entre atividades individuais e em grupos. Os alunos podem participar
de projetos, pesquisas e outras atividades compartilhadas, dentro da
instituição com apoio de tutores e professores e fora com e fora com auxílio da
internet ou de colegas de classe.
A EAD muitas vezes está sendo uma melhor
opção para quem prefere um horário flexível para estudar.
Avanços
e problemas
Apesar do preconceito
ainda existente, hoje há muito mais compreensão de que a EAD é fundamental para
o país. O crescimento exponencial dos últimos anos é um indicador que esse
ensino está crescendo. Porém, ele é muitas vezes visto como uma forma de
atingir quem está no interior, quem tem poucos recursos econômicos e não
pode frequentar uma instituição presencial.
Já foi apontado antes que nos cursos de
grande número de alunos costuma diminuir a qualidade de ensino. Em alguns
estados, o tele-curso é muito mais complicado, e não há computadores
suficientes para os alunos nos encontros presenciais e em outros, o índice de
alunos que acessam à Internet não chegam a cinquenta por cento, ou seja, metade
dos alunos deixam de fazer atividades e, em algumas instituições, eram
aprovados. Há ainda bastante alunos que marcam presença e depois saem das salas
de aula, por outro lado, é difícil prestar atenção em um monitor durante duas
horas ou mais se a aula for monótona.
O tipo de avaliação presencial causa
dúvidas se é eficaz, pois a maioria são de múltipla escolha, e algumas
instituições dizem ser difícil avaliar milhares de alunos em provas
dissertativas.
Precisa, portanto, na EAD como no
presencial, conciliar a participação, flexibilidade na gestão com comando,
liderança e visão estratégica.
Charge criticando alunos que faltam em aulas de EAD.
Faculdades
que adotam a EAD:
·
Federais/Estaduais
:
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul(UFRGS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual
Paulista(UNESP), Universidade de Campinas(UNICAMP), Universidade Virtual
Pública do Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), etc.
·
Particulares:
Universidade Presbiteriana Mackenzie,
Universidade Paulista (UNIP),
Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (PUCSP), Faculdade Anhanguera, Faculdade de Tecnologia IBTA, ETEP, etc.
Conclusão:
A Educação a distância é uma boa opção para
quem não possui condições de ir sempre até a faculdade para ter aulas e possui independência
para estudar.
Ainda passa por preconceitos em relação
aos seus métodos, mas com o avanço da tecnologia, o conceito de distância e
presença se altera, pois há muita facilidade em tirar dúvidas, fazer pesquisas
e estudar.
Cursar uma faculdade a distância exige
do aluno, disciplina, comprometimento e dedicação. Esta metodologia de ensino,
é hoje uma realidade no país e exige uma autodisciplina e determinação muito
grande.
Bibliografia:
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