segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Plano de aula "Vidas Secas" - Graciliano Ramos



Imagem: Retirantes, 1944. C. Portinari

Fonte: http//:www.livreopiniao.com.br





1.      Dados de identificação
Alunos responsáveis pela aplicação da aula: Débora, Juliana, Jorge, Pamela, Ulisses e Rodrigo.
Publico alvo: 3º ano do ensino o médio
Disciplina: Literatura Brasileira- Prosa      
Duração da aula: 50 min.
Assunto/Tema: Análise da obra” Vidas Secas” de Graciliano Ramos: Estudo sobre o regionalismo / desigualdade social / seca.

2.      Objetivos
Objetivo Geral: Analisar de forma crítica a obra “Vidas Secas” e introduzi-la ao contexto regional dos sertões. Intertextualizar as matérias de história e geografia.

Objetivo Específico: 
·       Identificar as principais características do cenário que envolve o romance
·       Analisar o perfil de cada personagem de forma física e psicológica.
·       Introduzir os principais pensamentos do cenário literário do Modernismo: a “Geração de 30”
·     Criar a intertextualidade entre a obra e as questões sociais que envolvem o cenário da seca no sertão nordestino

3.      Conteúdo para trabalhar em sala:
·        Livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
·        Principais características da escola literária
·        Tipos de personagens: planos e redondos
·        Características semióticas da obra: O cenário do romance
·       Através de artigos e dados históricos analisar o contexto sociocultural do sertão nordestino, e apontar seus principais problemas.

4.      Procedimentos Metodológicos
Desenvolvimento da aula:
·  Apresentação em Power point, leitura compartilhada da obra, análise textual através de estudos dirigidos, mostra de imagens e relatos em vídeo sobre o sertão e possíveis intertextualidades entre obra e realidade social.
Atividades que serão realizadas:
·       Os alunos deverão confeccionar um jornal mural, para que possam informar e debater a seca do sertão, e criar possíveis políticas públicas em auxílio aos moradores nordestinos. Ao final do projeto a sala criará um fórum para que todas as ideias sejam apresentadas e debatidas.
·        Debate em sala de aula abordando as seguintes questões:
1)      Por que os filhos de Fabiano não tem nome?
2)      Por que Baleia tem sentimentos e Fabiano não?
3)      Por que as personagens tem uma linguagem extremamente limitada?

5.      Material Didático
·        Livro didático sobre literatura brasileira
·        Livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
·        Artigos e reportagens sobre a seca no país
·        Power point para apresentação dos grupos

6.      Avaliação
·        Participação na aula
·        Desenvolvimento do jornal mural
·        Apresentação dos projetos

             Bibliografia/Material de Consulta/Referências
____MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos/ 29. ed .rev. e ampl.- São Paulo: Cultrix,2012.
____RAMOS, Graciliano Vidas Secas, Record, 74ª edição, 1998
____ Vídeo de animação sobre “Vidas Secas”. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=efk6Fuahcto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário