Imagem:
Retirantes,
1944. C. Portinari
Fonte: http//:www.livreopiniao.com.br
1. Dados de identificação
Alunos responsáveis pela aplicação
da aula: Débora, Juliana, Jorge, Pamela, Ulisses e Rodrigo.
Publico alvo: 3º ano do ensino o médio
Disciplina:
Literatura Brasileira- Prosa
Duração da aula: 50 min.
Duração da aula: 50 min.
Assunto/Tema:
Análise da obra” Vidas Secas” de Graciliano Ramos: Estudo sobre o regionalismo /
desigualdade social / seca.
2.
Objetivos
Objetivo Geral: Analisar
de forma crítica a obra “Vidas Secas” e introduzi-la ao contexto regional dos
sertões. Intertextualizar as matérias de história e geografia.
Objetivo Específico:
· Identificar as principais
características do cenário que envolve o romance
· Analisar o perfil de cada personagem de
forma física e psicológica.
· Introduzir
os principais pensamentos do cenário literário do Modernismo: a “Geração de 30”
· Criar
a intertextualidade entre a obra e as questões sociais que envolvem o cenário
da seca no sertão nordestino
3.
Conteúdo
para trabalhar em sala:
·
Livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
·
Principais características da escola
literária
·
Tipos de personagens: planos e redondos
·
Características semióticas da obra: O
cenário do romance
· Através de artigos e dados históricos
analisar o contexto sociocultural do sertão nordestino, e apontar seus principais
problemas.
4.
Procedimentos
Metodológicos
Desenvolvimento da aula:
· Apresentação em Power point, leitura
compartilhada da obra, análise textual através de estudos dirigidos, mostra de
imagens e relatos em vídeo sobre o sertão e possíveis intertextualidades entre
obra e realidade social.
Atividades que serão
realizadas:
· Os alunos deverão confeccionar um jornal
mural, para que possam informar e debater a seca do sertão, e criar possíveis
políticas públicas em auxílio aos moradores nordestinos. Ao final do projeto a
sala criará um fórum para que todas as ideias sejam apresentadas e debatidas.
·
Debate em sala de aula abordando as
seguintes questões:
1) Por
que os filhos de Fabiano não tem nome?
2) Por
que Baleia tem sentimentos e Fabiano não?
3) Por
que as personagens tem uma linguagem extremamente limitada?
5.
Material
Didático
·
Livro didático sobre literatura
brasileira
·
Livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
·
Artigos e reportagens sobre a seca no
país
·
Power point para apresentação dos grupos
6.
Avaliação
·
Participação na aula
·
Desenvolvimento do jornal mural
·
Apresentação dos projetos
Bibliografia/Material
de Consulta/Referências
____MOISÉS,
Massaud. A literatura brasileira através dos textos/ 29. ed .rev. e ampl.- São
Paulo: Cultrix,2012.
____RAMOS,
Graciliano Vidas Secas, Record, 74ª edição, 1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário