sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Plano de aula - Tema: O Cortiço de Aluízio Azevedo




JESSICA AGATHA F SILVA                     B4800I-1

JULIA BOSSO DA SILVA                        B7952J-5

LUCIANA RODRIGUES COSTA                B7836J-6

SÔNIA MATIAS DE PONTES SILVA          B6594G-4


Tema: O Cortiço de Aluísio de Azevedo
Área do Conhecimento: Literatura
Público alvo: Ensino Médio
Assuntos: O Cortiço, Naturalismo, Interpretação e Análise, Aspectos Sociais

Objetivo


1.    Compreender as características do Naturalismo no Brasil.

2. Compreender as influências que exerce uma habitação coletiva na vida de seus moradores.

3.   Estabelecer relações entre O Cortiço e alguns aspectos sociais presentes da realidade brasileira atual.

4.    Despertar o gosto pela leitura

5.    Estimular interação e trabalho em equipe.

1ª aula: Aproximação do Tema.


 O professor inicia a aula lendo para os alunos o seguinte trecho, extraído do capítulo X de O Cortiço:


- Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta! 

- Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro. 

E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo. Jerônimo foi carregado para o quarto, a gemer, nos braços da mulher e da mulata.
-  Aguenta! Aguenta!

Em seguida, pede para que aos alunos escrevam o que eles esperam do título da obra que vão ler e dos trechos em questão. Então, solicita a alguns a leitura das observações realizadas.

Depois das observações, diz que o fragmento acima mostra a resistência dos moradores à entrada no local.  Comentando também que:
  1. O cortiço, de Aluísio Azevedo, publicado em 1890 é uma referência para o romance brasileiro.
  2. O romance representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão e o difícil convívio entre ex-escravos, imigrantes e poder público.
  3. A obra se enquadra no Naturalismo e inaugura, na literatura brasileira, a abordagem de aspectos da realidade social brasileira.
  4. A autor coloca em cena os moradores de um cortiço e a complexa relação entre eles.
  5. O romance tem um forte caráter de denúncia, visto abordar um tema que a literatura da época, ainda impregnada do ideal romântico, procurava ignorar.

Por fim, pergunta aos alunos: que semelhanças eles veem, entre a obra de Aluísio de Azevedo e aspectos da realidade brasileira? Solicite que escrevam e peça para alguns lerem as observações realizadas.

2ª aula: Aproximação do Autor.

No laboratório de informática, o professor dividira a classe em grupos e solicitará aos alunos uma pesquisa sobre Aluísio Azevedo, para levantarem as seguintes informações:

1.      Dados sobre o autor

2.      Contexto histórico do Realismo-Naturalismo

3.      Diferenças entre Realismo-Naturalismo

4.      Influência do darwinismo na obra de Aluísio Azevedo

Agora, solicite a cada grupo que exponha o resultado da pesquisa para o restante da classe.

3ª Aula: Leitura da obra.


O professor dará início a leitura integral da obra em sala e, ao final, pedira aos alunos, como tarefa para casa, a leitura de alguns capítulo em casa, que serão, posteriormente, discutidos no decorrer das próximas aulas.

Alguns temas que serão discutidos quando das atividades de leitura:

1.    A ambição de João Romão

2.    A implicação da escola do foco narrativo para o modo como o narrador enxerga as personagens

3.    A maneira como o casamento e visto no romance

4.    Relações de oposições na obra

5.    A linguagem utilizada pelo narrador na construção da obra

6.    A personagem principal é o próprio cortiço

 4ª aula: Atividades.


O professor, após a discussão de alguns dos temas propostos na aula passada, solicitara aos alunos uma pesquisa sobre moradias em áreas de risco no Brasil. Peça para levantarem dados sobre:

1.      As pessoas que nelas moram

2.      Os trabalhos que desempenham

3.      A relação do poder público com essas áreas de risco e as pessoas que nela moram.

5ª aula: Fechamento


Na pesquisa realizada nas aula anteriores, os alunos conheceram a faceta de Aluísio de Azevedo desenhista. Para finalizar as atividades, o professor solicitará que os alunos escolham cenas para ilustrar. Caso seja possível, o professor de Arte poderá contribuir para auxiliar na realização desta tarefa.
Será marcado um dia para apresentação dos trabalhos na escola.


Bibliografia

NET. Educação. Plano de Aula:  O Cortiço. Disponível em: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/literatura/o-cortico. Acesso 12 de outubro de 2015.


5 comentários: