Plano de aula - Tema: O Cortiço de Aluízio Azevedo
JESSICA AGATHA F SILVA B4800I-1
JULIA BOSSO DA SILVA B7952J-5
LUCIANA RODRIGUES COSTA B7836J-6
SÔNIA MATIAS DE PONTES SILVA B6594G-4
Tema: O Cortiço de Aluísio de Azevedo
Área do Conhecimento: Literatura
Público alvo: Ensino Médio
Assuntos: O Cortiço, Naturalismo, Interpretação
e Análise, Aspectos Sociais
Objetivo
1.
Compreender as características do Naturalismo no
Brasil.
2. Compreender as influências que exerce uma habitação
coletiva na vida de seus moradores.
3. Estabelecer relações entre O Cortiço e alguns aspectos sociais presentes da realidade
brasileira atual.
4.
Despertar o gosto pela leitura
5.
Estimular interação e trabalho em equipe.
1ª aula: Aproximação do Tema.
O professor inicia a aula
lendo para os alunos o seguinte trecho, extraído do capítulo X de O Cortiço:
- Não entra a
polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!
- Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.
- Aguenta! Aguenta!
Em seguida, pede para que aos alunos escrevam o que eles
esperam do título da obra que vão ler e dos trechos em questão. Então, solicita
a alguns a leitura das observações realizadas.
Depois das observações, diz que o fragmento
acima mostra a resistência dos moradores à entrada no local. Comentando também que:
- O cortiço, de Aluísio Azevedo, publicado em 1890 é uma referência para o romance brasileiro.
- O romance representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão e o difícil convívio entre ex-escravos, imigrantes e poder público.
- A obra se enquadra no Naturalismo e inaugura, na literatura brasileira, a abordagem de aspectos da realidade social brasileira.
- A autor coloca em cena os moradores de um cortiço e a complexa relação entre eles.
- O romance tem um forte caráter de denúncia, visto abordar um tema que a literatura da época, ainda impregnada do ideal romântico, procurava ignorar.
Por fim, pergunta aos alunos: que semelhanças eles veem, entre
a obra de Aluísio de Azevedo e aspectos da realidade brasileira? Solicite que
escrevam e peça para alguns lerem as observações realizadas.
2ª aula: Aproximação do Autor.
No laboratório de informática, o professor dividira a classe em grupos e solicitará aos alunos uma pesquisa sobre Aluísio Azevedo, para levantarem as seguintes informações:
1.
Dados sobre o autor
2.
Contexto histórico do Realismo-Naturalismo
3.
Diferenças entre Realismo-Naturalismo
4.
Influência do darwinismo na obra de Aluísio
Azevedo
Agora, solicite a cada grupo que exponha o resultado da
pesquisa para o restante da classe.
3ª Aula: Leitura da obra.
O professor dará início a leitura integral da obra em sala e, ao final, pedira
aos alunos, como tarefa para casa, a leitura de alguns capítulo em casa, que
serão, posteriormente, discutidos no decorrer das próximas aulas.
Alguns temas que serão discutidos quando das atividades de leitura:
1. A ambição
de João Romão
2. A
implicação da escola do foco narrativo para o modo como o narrador enxerga as
personagens
3. A maneira
como o casamento e visto no romance
4. Relações
de oposições na obra
5. A
linguagem utilizada pelo narrador na construção da obra
6. A
personagem principal é o próprio cortiço
4ª aula: Atividades.
O professor, após a discussão de
alguns dos temas propostos na aula passada, solicitara aos alunos uma pesquisa sobre
moradias em áreas de risco no Brasil. Peça para levantarem dados sobre:
1. As pessoas
que nelas moram
2. Os
trabalhos que desempenham
3. A relação
do poder público com essas áreas de risco e as pessoas que nela moram.
5ª aula: Fechamento
Na pesquisa realizada nas aula anteriores, os alunos
conheceram a faceta de Aluísio de Azevedo desenhista. Para finalizar as atividades,
o professor solicitará que os alunos escolham cenas para ilustrar. Caso seja
possível, o professor de Arte poderá contribuir para auxiliar na realização
desta tarefa.
Será marcado um dia para apresentação dos
trabalhos na escola.
Parabéns. Plano muito bem elaborado.
ResponderExcluirÓtimo plano. Utilizarei em sala. Obrigada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns!
ExcluirParabéns!
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